GECC - Outubro/2014

  • Somos um grupo Espírita Cristão.
  • Fundado em Março de 1975.
  • Nosso amigo e orientador espiritual: Dr. Bezerra de Menezes.
  • Nosso objetivo: aplicar e ampliar a fraternidade, como nos ensinou o Mestre, nos esforçando, através estudo da Doutrina Espírita e a prática da caridade, a atingirmos a meta "amar ao próximo como a nós mesmos".
NOSSO ENDEREÇO: Travessa da Confiança, 91 - Vila da Penha/RJ - Tel.: 3042-8532.

Outubro/2014

DIA / HORA

EXPOSITOR
TEMA
4ª-feira
01
20h
Rose Figueiredo
Kardec
6ª-feira
03
20h
Sebastião Pimenta
Os ensinos de Francisco de Assis
Sábado
04
15h
Marcos Nunes
Estudando o Evangelho Segundo o Espiritismo
4ª-feira
08
20h
Dalva Medeiros
A importância da Casa Espírita.
6ª-feira
10
20h
Nicolau Vieira Santos
A caridade segundo Paulo de Tarso.
Sábado
11
15h
Mauricio Resende
Estudando o Evangelho Segundo o Espiritismo
4ª-feira
15
20h
Ronaldo Frazão
Lei de causa e efeito
6ª-feira
17
20h
Mozart da Cunha
Dimensão da vida em família
Sábado
18
15h
Regina Trindade
Estudando o Evangelho Segundo o Espiritismo
4ª-feira
22
20h
Wanderley Araújo
Honrar nossa mãe e nosso pai.
6ª-feira
24
20h
Maria José Pimentel
Por que a saudade dói?
Sábado
25
15h
Cristina Fidalgo
Cuidando da saúde
4ª-feira
29
20h
Evelyn Coury
Leis morais e saúde mental
6ª-feira
31
20h
Layse Linhares
Transtornos mentais à luz da Doutrina Espírita


Cuidar da Espiritualidade da Criança


  Uma espiritualidade é um jeito de viver os valores fundamentais do espírito. Podemos falar de várias espiritualidades, uma vez que o leque dos valores que as estruturam é distinto. Mas existe algo de comum nas diversas espiritualidades:
1-Assentam sobre valores para a humanização da pessoa. A lei da humanização é emergência pessoal mediante relações de amor e convergência para a comunhão universal.
2-As espiritualidades têm como alicerce a dimensão espiritual da pessoa estruturada para a relação amorosa com Deus e os outros. Há pessoas que não têm noção desta verdade, mas não é por não se conhecer a realidade que ela deixa de funcionar.
3-Qualquer que seja o leque dos valores de uma espiritualidade, estes valores ajudam a pessoa a ter consciência de que somos seres multidimensionais, vivendo num universo com várias esferas ou níveis, entre os quais está a esfera espiritual, cujo coração é o divino que preside à dinâmica do Universo.
4-O cultivo de uma espiritualidade é fundamental para o crescimento espiritual da pessoa;
5-A espiritualidade abre os horizontes da pessoa, conferindo sentidos novos à vida, libertando-a dos horizontes estreitos da matéria.
6-A espiritualidade faz emergir no interior da pessoa uma sabedoria que a capacita para saborear a vida como chamamento a comungar com a transcendência.
7-A espiritualidade é importante para as crianças porque elas, como os adultos, são seres com uma essência espiritual, que precisa atingir o seu pleno desenvolvimento. A pessoa humana é uma obra-prima feita de barro, a qual é a matriz de outra obra-prima feita de espírito.
À medida que cresce espiritualmente, a criança ganha segurança, pois sente que está num mundo com sentido e com uma meta: a plenitude da vida espiritual em comunhão com Deus. À luz da presença da transcendência, o Universo torna-se um lugar amigo, não ameaçador.

A Criança e a Oração   


      O melhor modo de ensinar uma criança a descobrir que estamos talhados para comunicar com alguém que nos ama, nos protege e é maior que nós, é ensiná-las a orar. Depois de serem bem iniciadas na oração, as crianças começam a ser capazes de orar sozinhas.
    A chave do sucesso na oração é aprender a pôr confiadamente a vida nas mãos de Deus. Na oração com as crianças, o ideal é ensiná-las a comunicar como comunicam com as pessoas que mais amam. É fundamental que, na oração, a criança utilize as palavras que usa com os pais e as pessoas amigas. 

     Não é bom tornar as orações repetitivas, o que leva ao desinteresse.

        Devemos evitar que os tempos de oração sejam demasiado longos, a fim de evitar a saturação. Mas é bom ensinar as crianças falar muitas vezes com Jesus durante o dia. A melhor maneira de as crianças aprenderem a orar é o modo como os adultos tomam a oração a sério. O melhor mestre é o exemplo.

Fonte:http://criancagenial.blogspot.com.br/2008 -  Calmeiro Matias

Herança Divina

     Ah! Estão voltando as flores! É o prelibar da primavera vibrando no ar, é esperança de vida, é promessa de amor, sonhos e vivências que multiplicam as chances na busca da felicidade.
     A vida é um poema, e todos viramos poetas quando sentimos alegria de viver. As realizações externas podem nos oferecer uma pseudo tranquilidade, uma ilusão de harmonia interior cuja duração é efêmera; basta surgirem as primeiras decepções para que se estabeleça o caos.
     Estamos condicionados às conquistas superficiais que massageiam o ego, porém não plenificam a alma. Por essa razão, o mundo está referto de gargalhadas, e poucos sabem sorrir; santificamos o dia de sábado e olvidamos a santificação do espírito imortal.
     Nós somos aquilo que pensamos, mas, quando a mente está vazia, somos o que dita a moda, vestindo a roupa do momento, penteando os cabelos segundo os ídolos de agora ou utilizando a terminologia dos ditadores de moda, sem nenhuma criatividade. Esquecidos da nossa divina herança, passamos pela vida sem deixar nenhum tipo de rastro.
   Falamos tanto em espiritualidade - e acrescentamos - superior, vivendo, todavia, o imediatismo de uma existência com pouca criatividade e excesso de decepções e lágrimas.
     O tempo urge, é hora de rever os arquivos mentais, de sair do "mesmismo" e apresentar algo diferente. Criatividade faz parte de nossa herança e o espiritismo, sendo Consolador e pioneiro, é rico de chances para a mente acostumada a pensar, a criar.
   É hora de agir, basta das constantes reações que só trazem revezes. Pensemos em termos da nossa herança divina; as virtudes não estão aí apenas para serem citadas, mas, para serem vividas, e vividas intensamente. Voltemos os olhos para as flores que se renovam a cada primavera e enfeitemos a alma das coisas espirituais.
  Cultivemos imagens bonitas na mente, elas harmonizarão o mundo interior e nos incentivarão à busca da verdade a nosso próprio respeito; acostumados à egolatria, criamos fantasias que não correspondem à realidade daquilo que somos, deixando-nos fascinar pela miragem.
   O autoconhecimento ajuda-nos a sermos joviais sem vulgaridade, identificando modismos que apenas abastardam a nossa condição de herdeiros de Deus, que não deve ser desconsiderada.
 Sejamos felizes! Sem desmerecemos a felicidade dos outros. sejamos amigos sem impormos regras à amizade dos nossos amigos. O mundo é de provas e espiações, todavia, com resignação e um ceitil de amor, tornaremos feliz o nosso mundo e os seus habitantes; afinal de contas, somos todos filhos de Deus. Pensemos nisso e estejamos em paz.

Fonte: Crônicas de Família - Ana Guimarães