Grupo Espirita Casa do Caminho - Maio/2013

  •  Somos um grupo Espírita Cristão.
  •  Fundado em Março de 1975.
  •  Nosso amigo e orientador espiritual: Dr. Bezerra de Menezes.
  •  Nosso objetivo: aplicar e ampliar a fraternidade, como nos ensinou o Mestre, nos esforçando, através estudo da Doutrina Espírita e a prática da caridade, a atingirmos a meta "amar ao próximo como a nós mesmos".

Nosso EMAIL - gecasadocaminho@gmail.com

NOSSO ENDEREÇO: Travessa da Confiança, 91 -Vila da Penha/RJ - Tel: 3013-7492


Estamos modificando o nosso Blog, somente no visual porque o conteúdo permanecerá. Não perderemos o que já foi publicado anteriormente clique aqui


PALESTRAS/REUNIÕES PÚBLICAS
4ª e 6ª feiras  às 20 horas
Sábados às 15 horas
Maio - 2013
Data/hora
Expositor
Tema
01
20h
Evelyn L. Courry
As crianças aprendem o que vivenciam
03
20h
Anderson Rocha
Destino: determinado ou livre arbítrio?
04
15h
Gilmar Leite
Estudo do Evangelho Segundo o Espiritismo
08
20h
Maria Correia
As dores da Alma
10
20h
Gilberto Lepenisk
Maria: Mãe de Jesus
11
15h
Marcos Nunes
Estudo do Evangelho Segundo o Espiritismo
15
20h
Ariete Terra
Maria de Nazaré
17
20h
Domício Laurentino
Consciência e espiritismo
18
15h
Gelson Venito
Estudo do Evangelho Segundo o Espiritismo
22
20h
Rosângela Santos
Criança podem ser obsediadas?
24
20h
Juciara Macedo
A humanidade regenerada
25
15h
Nelia Gonçalves
O teu dom
29
20h
Fátima Mendes
O evangelho na construção do homem de bem
31
20h
Gilmar Leite
Prece de desencarnado – A figueira que secou Mt. 21 (18 a 22) – Diante do Senhor (V.V. 48)


ESDE - ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA

Dia/Horário: todas as 2ª feiras às 19 hs
(São comtemplados todos os livros do Pentateuco, com os alunos divididos em grupos de estudo)


ESTUDO DAS OBRAS DE ANDRÉ LUIZ

Todas as 6ª feiras às 18:30h

ATENDIMENTO FRATERNO
ÀS 6ª feiras à partir das 18 hs.



CAMPANHA DO AGASALHO E COBERTOR


"Fora de Deus não há vida e fora da caridade, que é o Divino Amor, não há redenção."

 
Período
Junho à Julho
Podem ser doados: cobertores  e agasalhos , novos ou usados em condições de uso.
O material arrecadado será doado para adultos e crianças.








Visão Espírita de Maria mãe de Jesus

Retrato de Maria
A despeito de dogmas crenças ou religiões sabemos que uma das maiores provas em cada existência é aquela onde espíritos encarnados em corpos femininos aceitam a difícil missão de receber, amar e educar outros espíritos, sendo assim dando origem a outra grande ideia de Deus que é a família onde irmãos na GRANDE FAMÍLIA ESPIRITUAL se encontram e desencontram para cumprirem com a mais importante das metas, A EVOLUÇÃO individual e coletiva que teremos de alcançar. Maria é um dos maiores exemplos que podemos ter nesta árdua tarefa, se não vejamos o que o nobre codificador diz sobre Maria:
Kardec situa: Maria como a imaculada, não sob o ponto de vista físico, mas espiritualmente.
Compreende-se claramente aqui que Kardec destaca a virtude, a perseverança, e principalmente o amor de Maria, não só pelos seus filhos carnais mais por toda a espécie humana para qual até hoje ela trabalha, velando por todos, veja o que nos traz o grupo de estudo ALLAN KARDEC. Extraído do site: - Grupo de Estudos ALLAN KARDEC (http://grupoallankardec.blogspot.com. br)
Maria a mãe de Jesus. Hoje, é um espírito que continua a trabalhar na Seara do Senhor, não mais como mãe, mas como irmã de Jesus e de todos nós, já que aprendemos que somos todos filhos de Deus, e aqui na Terra nós não “somos” mães, filhos, netos, etc., nós “estamos” por um breve tempo desempenhando tais papéis. Temos grande admiração e respeito a este espírito que aceitou a missão de receber o maior espírito que o planeta Terra já recebeu: JESUS. E foi ele que pediu que fôssemos "mansos como as pombas, mas prudentes como as serpentes". E nós somos mansos como as pombas e nos esquecemos de ser prudente como a serpente.Com todos os dogmas da época nada interfere na grandeza moral e espiritual deste sublime espirito. Que nos mostrou o imenso amor e caridade em cada gesto e atitude, ignorando muitas vezes seus próprios interesses ou preservação individual sacrificando-os em prol do bem coletivo, por isso nos traz o espírito de Luiz Guilherme a mensagem abaixo:
Extraído do Livro: - A Mãe Simbólica da Humanidade da Terra de Luiz Guilherme Marques
Debatem os eruditos, até hoje, se Maria concebeu Jesus com contato conjugal com seu marido, o que somente o futuro, trazendo novas informações à Ciência, poderá esclarecer. De qualquer forma, esse dado em nada prejudica ou auxilia o reconhecimento da sua superioridade como Espírito Puro. Pode-se concluir que Jesus foi o primogênito de uma série de outros filhos, estes últimos que não estavam à altura intelecto-moral de compreender a missão do Divino Mestre, aliás, fazendo-lhe oposição declarada.
Tal situação, na certa, foi programada pelo próprio Divino Pastor, não só como oportunidade que estaria sendo dada àqueles Espíritos para evoluírem ao contato direto com Ele e Suas Lições, como também para que Seus seguidores aprendessem a grande lição da Solidariedade, que é um dos itens das Leis Divinas, através da quais todos devemos reconhecer e agir como irmãos e irmãs, exercitando o Amor Universal, mola mestra da evolução intelecto-moral, rumo à perfeição relativa.
Maria, na certa, esforçou-se para orientar os filhos rebeldes e primitivos no respeito às Leis Divinas, mas, na sua vida surgiu outra situação exemplar, que foi a adoção do jovem João como filho adotivo do seu coração magnânimo. Essa ligação entre mãe e filho abriu caminho na mata fechada dos preconceitos humanos, fazendo com que, hoje, passados dois milênios, a adoção tenha se tornado tão comum que se contam aos milhões os casos em que homens e mulheres desejosos de doar de si acolhem crianças filhas e filhos de outros pais como se frutos fossem da sua própria carne e os amam intensamente, por eles também sendo amados, ensinando aos retardatários do coração o Amor Universal, que, um dia unirá toda a humanidade Se conseguirmos entender que podemos ser uma família universal, então, chegaremos a perfeição que, Maria a mãe de Jesus, apregoou em sua passagem terrena. Mostrando-nos que podemos passar com abnegação e amor pelos desígnios da vontade de nosso Pai Maior. Sabendo que somos capazes de amar-nos integralmente.




C o n f i a r, v e r b o  t r a n s i t i v o 

Bastante utilizado, todavia sugere muito mais que vãs palavras. Podemos caminhar com ele no infinito das nossas emoções e descobriu que a cautela deve acompanhar os passos, se não desejarmos ser feridos.
O ser humano é dado a entregar-se às paixões sem analisá-las com equidade.
Geralmente, o saldo é de tristeza e lágrimas, somando-se arrependimento e frutos que  oneram as lutas já programadas.
O evangelho nos apresenta verdadeiras lições de confiança, cujo saldo é positivo e empreendedor , deixando margem a profundas cogitações acerca da fé que possuímos.
Junto à fonte de Siloé,, nascido cego demonstra invulgar confiança, quando crê piamente que Jesus possa curá-lo; a mulher hemorroissa aproximas e timidamente, toca nas veste do Senhor e experimenta a cura da sua enfermidade. todavia a mais comovente demonstração de confiança vem do leproso que,¨fitando o Mestre, pleno de fé assinala: ¨ Senhor, se  quiseres, poderás curar-me¨. Enternecido pela profunda confiança daquele homem, Ele respondeu: ¨Quero-o, fica curado¨.
Assim, o Evangelho está repleto de exemplos tocantes no que diz respeito à fé. Deus, o Pai  Misericordioso, todavia, além de nos haver legado o Senhor Jesus, não nos deixaria órfãos de exemplos mais próximos, mormente nesta atualidades de  tanto desamor e abandono.
Desse modo, colocou em em mãos não mais extraordinário demonstrativo de confiança que poderíamos desejar como prova de seu amor.
Pensemos juntos: qual o dom mais precioso que a criatura possui na face da Terra? A  resposta não poderia ser mais simples: a vida. Então medita:  essa preciosidade é colocada nos teus braços de forma mais confiantes que se possa a imaginar. O Ser precisa da reencarnação. O novo corpo lhe abre um leque   de oportunidades, mas ele não pode realizar a esperança sem o teu auxilio e entrega-se totalmente dependente aos teus cuidados. Apenas a confiança na tua proteção, a convicção de que o teu amor será o bastante para defender-lhe a existência.  O lar é o ninho buscado pela ave implume, e a confiança é a certeza de que lá será amada, protegida, amparada.
Diante dessa visão, mãe, tu que abriste os portais do teu carinho para permitir o retorno desse legado de Deus, ao segurar a mãozinha delicada ou ao abraçar o filho já crescido, adulto, recorda: ninguém te deu
maior lição de confiança e ternura do que ele. Ao colocar a sua vida em tuas mãos, confiante de seres a criatura mais digna dessa fé, teve a certeza de que o conduzirias pela estrada do dever e da justiça, como deseja nosso Pai.
Neste mês de maio, corroboramos o pensamento dos Espíritos que retornam ao corpo físico dizendo: "Mãe, pai, em vossas mãos entrego minha vida". 
Ana Guimarães
Revista Cultura Espírita